April 01, 2011

Documentary! SXSW 2011 Part 2

A 2ª parte deste documentário traz-nos mais uns quantos concertos e no fim um video explicativo da essência e do espirito deste festival. Vejam que vale bem a pena, ainda ontem assisti a uma conferência no ISPA sobre a nossa "Geração à rasca", tema que muita tinta tem gasto em todo o lado, e muito se falou de uma crise de valores. Valores sociais, morais, uma mudança da ideia do que é ser cidadão, ser pessoa, e ser profissional. Na minha opinião, a congruência destes três aspectos é o que dá origem à criação de eventos como este, apesar da diversidade de entidades promotoras o profissionalismo tem que estar sempre presente, e a importância que dá tanto aos artistas como aos bloggers, como ás editoras independentes, e sobretudo à cidade de Austin faz parte da importância de ser um bom cidadão e consequentemente esse sentimento que nos enche de orgulho nem que seja momentaneamente, também nos faz sentir boas pessoas. É isso que se pede de nós (jovens), da classe politica, enfim... de todos, espero que esta crise faça repensar estas ideias distorcidas. O meu conselho por agora é, stay indi(e)ferente!









City and Colour
Uma banda e um vocalista (Dallas Green) que acompanho há já bastante tempo, aprecio muito a sua voz e o seu tipo de música. Traz-nos uma diversidade dentro da música acústica a que não estamos habituados e encanta-nos com as suas letras profundas completadas pela melodia dos instrumentos que usa.




Dolorean
Não confundir com Delorean. Uma recente descoberta que foi como uma lufada de ar fresco, andava há já muito tempo sem ouvir uma banda nova de música acústica e que conseguisse trazer uma variedade de instumentos para juntar a guitarra e formar sonoridades do catano! Não se deixem assustar pelo aspecto "redneck", ele canta bastante bem!




Grouplove
Esta banda tem uma força e um poder enorme, neste single podem presenciar isso. Tanto na voz como na atitude os Grouplove são daquelas bandas "must see" ao vivo!




Jónquil
Mais uma banda de jovens que sai de terras britânicas com excelentes sons, recomendo vivamente! Sou um grande fã deste tipo de banda, e aconselho-vos a pesquisarem mais sobre estes rapazes assim como alguns dos seus compinchas (Little Comets (já a seguir), Foals, TDCC, Trophy Wife, etc.)




Little Comets
O facto de esta banda (e muitas outras) permanecerem desconhecidas ao ouvidos do mainstream é para mim um "turn-on", e com isto quero dizer que, para mim, a misticidade e o factor independente e alternativo destas bandas é uma caracteristica obrigatória para o tipo de música que fazem, e o que mais quero é que continuem a fazer mais música boa como esta que foram apresentar em solo americano.




Naked and Famous
Se não me engano, esta banda tem origens australianas, e tão boa música se faz em Austrália! É incrivel o número de bandas que recentemente me têm chegado aos ouvidos com óptima música vinda da terra dos cangurus. Naked and Famous já estão lançados no mercado e graças a alguém lá vêm eles aventurar-se em Portugal no Optimus Alive '11, I'll be there!




Portugal The Man
Não podia deixar de colocar aqui uma das minhas bandas favoritas. Adorava vê-los ao vivo, adorava que viessem tocar cá este verão, não perco a esperança que isso aconteça um dia. Para quem os conhece penso que não há muito a dizer, para quem não conhece...passem a conhecer! Eles merecem.




Wolfgang
Por último, mostro-vos um artista que recentemente se lançou a solo e que já recebeu óptimas criticas. Conta já com uma presença forte na rádio portuguesa e penso que ainda vai ganhar ainda mais notoriedade com o lançamento de mais singles do seu LP que estará para sair.


Agora deixo-vos com uma reportagem da iniciativa de um grupo de individuos que também possuem blogs de música e que de câmara na mão partiram em busca de uma resposta. "Vale ou não a pena ir ao SXSW '11?" Eu digo, VALE!

No comments: